O UOL conseguiu suspender a liminar favorável a Rede Globo, que impedia o portal de cobrir o "Big Brother Brasil 14".
A decisão saiu em 2ª instância na tarde de quinta-feira 20 de março de 2014, através de despacho assinado pela Desembargadora Leila Albuquerque, da 18ª Câmara Cível.
Sobre a liminar
Na terça-feira, 18 de março de 2014, o UOL recebeu uma liminar da Justiça do Rio, a qual o proíbe da "exploração comercial e utilização indevida de imagens, textos, marcas, elementos e/ou de trechos dos programas BBB, bem como de quaisquer outras marcas e elementos sob a exclusiva titularidade da TV Globo e da Endemol nos portais http://uol.com.br e http://televisao.uol.com.br/bbb ou qualquer outro portal da empresa autora". O descumprimento da liminar implicaria em multa diária de R$ 100.000,00.
Caso inédito
A censura à cobertura do "BBB" pretendida pela Globo não tem precedente na história do UOL. Há 12 anos, o portal oferece uma cobertura independente do "Big Brother Brasil", à qual aplica os mesmos valores e princípios jornalísticos que norteiam toda a produção de conteúdo. No mesmo período, o UOL produziu reportagens sobre outros realities shows de grande repercussão. A Rede Globo sempre incentivou a cobertura de seus programas, distribuindo para a imprensa, por todos esses anos, imagens já exibidas do BBB. Diferentemente do que alega a ação movida pela TV Globo, todo o conteúdo usado pelo UOL traz o crédito correto e cumpre integralmente a lei de Direitos Autorais.
Fonte da postagem: televisao.uol.com.br