Alguns cientistas, engenheiros e artistas da NASA parecem estar decididos a representar o mundo real em uma batalha infinita com a ficção. Agora, um investigador da Agência Espacial Americana revelou o desenho de um protótipo de uma nave capaz de viajar a uma velocidade maior que a da luz, a qual a forma e a ideia lembram muito as da nave Enterprise, de Star Trek (Jornada nas Estrelas). Sem nem tentar esconder a semelhança, o projeto foi batizado de IXS Enterprise, em homenagem à saga da ficção científica espacial.
O seu funcionamento é baseado na propulsão por curvatura (também conhecida como warp drive ou impulso de distorção), uma tecnologia teórica que, segundo os cientistas, permitiria distorcer o espaço-tempo ao da nave, permitindo que ela se desloque a uma velocidade maior que a da luz. Graças a esse tipo de propulsão, a nave poderia, por exemplo, chegar até a estrela Próxima Centauri, localizada a 4,3 anos-luz da Terra, em apenas duas semanas.
O criador da IXS Enterprise, o pesquisador da NASA Harold White, trabalha para desenvolver o propulsor de curva desde 2010. Seu projeto tem chamado a atenção do mundo desde a revelação das imagens criadas pelo artista Mark Rademaker, em parceria com White. Para criar essas imagens detalhadas, Rademaker precisou de mais de 1.600 horas de trabalho.
O sucesso da iniciativa, ao menos do ponto de vista estético, é evidente. Contudo, somente o tempo mostrará se o seu desempenho e suas aplicações abrirão um novo caminho para a exploração espacial.
Fonte:
seuhistory.com