Páginas

Pesquisar este blog

Beatles, carreira marcada para sempre em Nova York



Os Beatles fizeram uma apresentação na TV americana em 1964 e viraram febre.


N.Y. foi a cidade que marcou para sempre a carreira dos Beatles...
John Lennon, Paul McCartney,
 George Harrison e Ringo Starr  

O primeiro endereço dos Beatles em Nova York, foi o tradicional Hotel Plaza, na esquina do Central Park com a Quinta Avenida, cidade que marcou para sempre a carreira da banda. Eles ficaram hospedados no 12º andar do prédio que um dos símbolos da cidade e tem uma vista privilegiada do parque.


A viagem foi gravada em detalhes: no quarto do hotel, um tapinha no cabelo e a tentativa de fechar a mala cheia de coisas. Os Beatles já faziam sucesso na Europa e estavam ansiosos para conquistar a América.


Poucos meses antes, Ed Sullivan, apresentador de um dos mais populares programas de TV americanos, ficou impressionado ao ver o alvoroço das fãs da banda no aeroporto de Londres e ofereceu US$ 10 mil por três shows em Nova York.


A grande estreia foi num teatro da Broadway, a poucos quarteirões da Times Square, e ainda hoje um dos pontos mais movimentados da cidade.

Às 20h do dia 9 de fevereiro de 1964, os Beatles fizeram a primeira apresentação ao vivo na TV americana e viraram uma febre, espalhando a beatlemania pelo mundo.
Setenta e três milhões de pessoas viram o programa. Quase metade das casas americanas que tinham televisão estava sintonizada no mesmo canal, um recorde na época. Os Beatles apareceram na TV por três domingos seguidos.

A viagem ainda teve shows em Washington, Miami e no Carnegie Hall, em Nova York, antes da volta para casa, duas semanas depois. Thomas Macfarlane tinha quatro anos na época e lembra do programa na TV. "Era algo muito diferente, impactante. foi algo mágico, sabe”.

Hoje, ele é professor de música da Universidade de Nova York e autor de três livros sobre os Beatles.

Foi um período turbulento. Eles chegaram pouco depois do famoso discurso de Martin Luther King e do assassinato do presidente Kennedy, tudo mostrado pela televisão. O show na TV deu projeção à música deles e a música deles influenciou o mundo pela variedade de estilos.

Os Beatles fizeram várias turnês pelos Estados Unidos até 1966, quando pararam de fazer grandes shows. Em 1969, Lennon casou com Yoko Ono. Com o fim da banda, eles se mudaram para Nova York em 1971 e mantiveram a cidade no mapa da história dos Beatles.

Primeiro, moraram no número 105 da Bank Street. Depois, no imponente edifício Dakota, de frente ao Central Park, um dos prédios mais fotografados do mundo. Em 1980, Lennon foi assassinado por um fã na porta de casa.

O maior ponto de encontro dos fãs dos Beatles é o Jardim Strawberry Fields.



A poucos metros dali, o jardim batizado de Strawberry Fields é o maior ponto de encontro dos fãs dos Beatles em Nova York. O mosaico de pedras portuguesas que homenageia a música imagine, da carreira solo de Lennon, continua atraindo milhares de turistas todos os dias.

A calçada é um pedido coletivo de paz na cidade onde a banda de maior sucesso da história viveu alguns de seus piores e melhores momentos.

Fonte: g1.globo.com/jornal-hoje

Inscreva-se para receber novos artigos e informações exclusivas por e-mai

Informe o seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

FACEBOOK

Postagens populares

Arquivo do blog