Páginas

Pesquisar este blog

Em 10 anos a Terra poderá sofrer uma catástrofe Solar


De acordo com um estudo da Universidade do Colorado, NASA e de outras universidades, há uma chance de 12% que a nuvem de uma tempestade solar extrema possa atingir o nosso planeta no prazo de 10 anos. Este mesmo evento aconteceu em 2012, mas não chegou a nós.


“Se tivesse nos atingido, nós ainda estaríamos juntando os pedaços”, diz Daniel Baker, co-autor do estudo publicado na revista Clima Espacial. Baker em seu artigo descreveu como uma poderosa ejeção de massa coronal, que cruzou a órbita da Terra em 23 de julho, 2012, mas, felizmente, a Terra não estava lá no momento.


O que é uma tempestade solar extrema? Inicia com uma explosão ou erupção solar no dossel magnético das manchas solares; Assim, os raios X e a radiação ultravioleta em temperaturas extremas se chocam com a Terra à velocidade da luz, ionizam as camadas superiores da atmosfera, provocando erros de navegação de GPS e apagões de rádio.


Depois disso, as partículas energéticas podem danificar satélites e eletrificar seus componentes eletrônicos. Em seguida, a ejeção de massa coronal, com a nuvem de plasma magnetizado, poderia causar apagões generalizados, desabilitando qualquer dispositivo que esteja plugado na rede.


Segundo cálculos da Nasa, a probabilidade de uma “tempestade perfeita” bater o nosso planeta em 10 anos é de 12%. “No começo, fiquei bastante surpreso que as chances eram tão altas, mas as estatísticas parecem certas. Este é um número preocupante”, diz Pete Riley, físico Predictive Ciência.


Fonte: Muyinteresante

Inscreva-se para receber novos artigos e informações exclusivas por e-mai

Informe o seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

FACEBOOK

Postagens populares

Arquivo do blog