Páginas

Pesquisar este blog

Cientista dos EUA cria vírus incurável e capaz de gerar uma pandemia global


Segundo o jornal diário “The Independent”, um polêmico cientista dos Estados Unidos, Yoshihiro Kawaoka, desenvolveu uma forma de gripe que ignora o sistema imunológico humano.

O cientista, professor de virologia da Universidade de Wisconsin, Madison, modificou geneticamente a cepa da gripe A (H1N1), causadora de uma pandemia em 2009, quando tentava criar vacinas mais eficazes contra a gripe.

O cientista afirma que o processo de estudo acompanha os caminhos naturais, demostrando que se pode criar vírus que ignoram o sistema imunológico (algo muito importante na criação de novas vacinas e drogas).

Para a investigação, ele pegou um vírus (causador de uma pandemia) e escolheu as cepas que o sistema imunológico não neutralizava; depois de várias repetições no processo, Yoshiro Kawaoka, conseguiu criar um novo vírus.

Tanto o cientista como as autoridades qualificaram de “adequadas” as medidas tomadas quanto a segurança (o laboratório da Universidade de Wisconsin tem um alto nível de segurança biológica – nível 3 –, segunda classificação dos Estados Unidos, que tem 4 niveles no total). A pesar disto, as cepas de H1N1 estavam em lugares não tão seguros (nível 2).

Não é a primeira vez que Yoshiro Kawaoka causa rechaço na comunidade científica, já que anteriormente foi tratado de estúpido e irresponsável quando tentou reconstruir a gripe H1N1, de 1918, conhecida como a gripe espanhola (que causou uma grande quantidade de mortos durante a Primeira Guerra Mundial).

Embora este tipo de estudo melhora o conhecimento sobre diversos vírus e permite a criação de novas drogas e vacinas, é sabido que o risco de um acidente biológico está sempre presente, já que qualquer erro poderia levar a humanidade a uma epidemia global de uma potente enfermidade; algo que, sem dúvida, seria uma tragédia para nossas vidas.

Entre 2004 e 2006, o polêmico cientista (alguns de seus colegas o chamam de monstro da ciência), tentou aumentar deliberadamente a virulência da gripe aviaria (H5N1) para estudar a evolução deste processo.

Quando Kawaoka apresentou seu projeto (em uma reunião), os cientistas presentes ficaram horrorizados com os resultados (um vírus quase onipotente que poderia pôr em risco a população mundial) e questionaram fortemente esses estudos.


Fonte: seuhistory.com

Inscreva-se para receber novos artigos e informações exclusivas por e-mai

Informe o seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

FACEBOOK

Postagens populares

Arquivo do blog