Páginas

Pesquisar este blog

O segredo da juventude eterna pode estar com os vermes!


Um grupo de cientistas dos Estados Unidos estuda o desenvolvimento de um tratamento para duplicar o tempo biológico da vida humana.

A chave do estudo foi encontrada na própria natureza, na forma de um pequeno organismo, o verme nematódeo C. elegans, um tipo de rabditoide que tem pouco mais de um milímetro de comprimento. Ele possui a capacidade de paralisar o próprio metabolismo celular em determinadas situações, como por exemplo, na escassez de alimentos, conforme observado pelos cientistas da Universidade de Duke, nos Estados Unidos.

Mesmo com suas funções celulares suspensas, o microscópico organismo consegue se movimentar, mantendo seus órgãos vitais. Seu organismo, entretanto, não se desgasta ou envelhece. Quando sai desse congelamento, o nematódeo volta a se desenvolver, o que aumenta sua expectativa de vida em praticamente o dobro.

De acordo com David Sherwood, provavelmente as dietas pobres em nutrientes ativem os mesmos processos em nossas células, em estado de descanso. “De fato, diversos especialistas estão concentrados em encontrar uma maneira de manipular o processo em laboratório com o uso de drogas e tentar obter o mesmo benefício, sem a restrição de nutrientes”, anunciou Sherwood.


A descoberta das propriedades metabólicas do C. elegans não apenas serviriam à vaidade ou à longevidade humana, mas também ajudariam no tratamento de doenças, como por exemplo, o câncer. 

“Um dos grandes mistérios do câncer é a capacidade de suas células hibernarem no organismo durante anos e, de repente, retomar a atividade. Acreditamos que os processos dos nematódeos que induzem suas células a estados de hibernação possam ser bastante semelhante ao das metástases”, diz Sherwood.




Fonte: noticias.seuhistory.com

Inscreva-se para receber novos artigos e informações exclusivas por e-mai

Informe o seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

FACEBOOK

Postagens populares

Arquivo do blog