Pesquisar este blog

Após descoberta de Kepler-186f a teoria da extinção da Humanidade ganha força.


Teoria do Grande Filtro ganha força e pode significar a extinção da humanidade...

Depois da recente descoberta do exoplaneta Kepler-186f, possivelmente habitável, a Teoria do Grande Filtro volta à tona, ganha força e pode significar um futuro sombrio para a humanidade.


A Teoria do Grande Filtro foi proposta em 1996 pelo professor Robin Hanson para tentar resolver o paradoxo colocado por Fermi, que questiona por que ainda não conseguimos descobrir uma civilização interestelar tecnologicamente avançada, apesar da existência de milhares de sistemas solares com potencial para a evolução da vida em nossa galáxia.

A equação criada pelo físico Enrico Fermi ressalta o fato de que não detectamos nem um sinal extraterrestre, ou sequer as repercussões de um grande projeto de engenharia, sem mencionar uma única civilização interestelar que tenha colonizado e visitado nosso planeta.

No mundo acadêmico existiam, até o momento, duas alternativas para dar solução ao paradoxo: ou a inteligência necessária para atingir a capacidade de criar tecnologias avançadas é muito rara no universo, ou a vida inteligente tende a se extinguir.

Essa última hipótese é sustentada por Hanson e constitui a teoria do Grande Filtro, segundo a qual deve existir uma barreira natural que impede o crescimento suficiente das civilizações inteligentes capazes de colonizar o espaço. Esse mesmo filtro poderia estar determinado, entre outras coisas, por uma catástrofe industrial, como as guerras nucleares ou o esgotamento dos recursos naturais de um planeta.

A partir do ponto de vista levantado pelo paradoxo de Fermi e suas possíveis soluções, cada descoberta de um novo exoplaneta potencialmente habitável, como é o caso do Kepler-186f, coloca em dúvida a ideia de que a Terra é o único planeta propício para a vida e, por sua vez, sustenta a controversa teoria de que todos seres inteligentes estarão sempre fadados a extinção.



Fonte: notícias.seuhistory.com

Inscreva-se para receber novos artigos e informações exclusivas por e-mai

Informe o seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Amigos Do Google +

FACEBOOK

Postagens populares

Arquivo do blog