Páginas

Pesquisar este blog

Tsunami com ondas de 500 metros de altura poderá acontecer, advertem cientistas russos


Recentemente uma equipe de cientistas russos divulgou, que a queda de um asteroide, de 100 a 200 metros de diâmetro, em um dos oceanos da Terra, poderá provocar um tsunami com ondas de até 500 metros de altura.

De acordo com o diretor do centro de monitoramento e prognóstico do Ministério de Emergência da Rússia, Vladislava Bolov, ainda não existem muitos estudos sobre asteroides deste tamanho, porém, as consequências de um possível impacto de uma destas rochas espaciais em um dos nossos oceanos teria resultados devastadores, segundo as previsões.

Ainda segundo Bolov, atualmente, existem 120 crateras gigantes espalhadas pelo mundo, originadas pela queda ou colisão de grande asteroides contra nosso planeta. A maior delas tem mais de 100 quilômetros de diâmetro e está situada na Sibéria, na bacia do rio Popigai. Estima-se que o impacto que resultou na atual cratera tenha ocorrido há 36 milhões de anos.

Muitos pesquisadores apontam a queda de meteoros na Terra como uma das causas prováveis da extinção de diversas espécies. O físico norte-americano Luis Alvares vai mais longe ao afirmar que, provavelmente, a extinção dos dinossauros foi em decorrência do fenômeno.


Muitos cientistas, no entanto, afirmam que até mesmo o impacto de objetos muito menores poderiam causar problemas em nosso planeta, caso ocorram em locais com uma população próxima. As consequências teriam uma magnitude próxima de uma explosão de bomba atômica.

Fonte: noticias.seuhistory.com


Inscreva-se para receber novos artigos e informações exclusivas por e-mai

Informe o seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

FACEBOOK

Postagens populares

Arquivo do blog